Rondônia está desenvolvendo a prática artística e cultural com 30 Pontos de Cultura

NO AR

SUPER MANHÃ 94 com Cléo Louzada

TOP 5

1

A Vida É Um Rio

Raffa Torres
2

Com Ou Sem Mim

Gustavo Mioto
3

A Gente Fez Amor

Gusttavo Lima
4

Barzinho Aleatório

Zé Neto e Cristiano
5

Pisadinha

Diego e Victor Hugo – part. Raí Saia Rodada

ENQUETE

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE OUVIR NA ONDA SUL?

FACEBOOK

TEMPO VILHENA

 


Data: 03 de Fevereiro de 2014

Rondônia está desenvolvendo a prática artística e cultural com 30 Pontos de Cultura

Porto Velho sediou neste final de semana o Primeiro Encontro Estadual dos Pontos de Cultura, a Teia RO. O evento mobilizou mais de 200 participantes de vários municípios e presenteou o público com apresentações de música clássica, roda de capoeira e  concurso de samba enredo das escolas de samba da capital. O encontro começou na sexta-feira e se estendeu até domingo (31, 01 e 02).

A Teia é um projeto do governo federal, com a participação dos governos estaduais e  executado por artistas e produtores de cultura nos Estados. Rondônia conta com 30 Pontos de Cultura em funcionamento. “O encontro estadual é a oportunidade e reunirmos os integrantes dos Pontos de Cultura com os representantes da coordenação nacional do Programa Cultura Viva, visando troca de experiências, análise dos resultados das ações e esclarecimento de dúvidas”, destacou José Monteiro Silva de Souza, coordenador dos Pontos de Cultura em Rondônia.

A cerimônia de abertura aconteceu no teatro Banzeiros, na sexta-feira à noite. Participaram da solenidade além de artistas e produtores culturais inscritos, a  coordenadora de Cooperação e Articulação, Débora Lobo e a  Chefe de Divisão da Coordenação de Acompanhamento da Execução, Júlia Costa, ambas da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC); Jória Lima, presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural);  Eluane Martins Silva, superintendente estadual dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), que representou o governador Confúcio Moura no evento; a deputada estadual Epifânia Barbosa e Joaquim Pedro Duarte, gerente de Cultura da Secel. 

Para a superintendente de Cultura, Eluane Martins, o Ponto de Cultura é um projeto diferenciado que dá à população a oportunidade de desenvolver aptidões artísticas e culturais, destacando que Rondônia está explorando bem os recursos que tem sido apresentados e que já avançou muito mais que Estados privilegiados pela cultura, com seus 30 pontos instalados. Segundo ela, não apenas Porto Velho tem seus Pontos de Cultura, incluindo a localidade do Seringal de Santa Catarina, às margens do Rio Madeira; Guajará Mirim, Machadinho do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes, Rolim de Moura e Vilhena.

Débora Lobo, representou a secretária Márcia Rollemberg, da Cidadania e da Diversidade Cultural, e disse que a secretaria quer incentivar a participação dos pontos já  existentes e formar novos. Júlia Costa, da Coordenação de Acompanhamento e Fiscalização da SCDC, salientou que aproveitou o evento para orientar os gestores dos Pontos de Cultura. 

O encontro aconteceu no Teatro Banzeiros, na Casa de Cultura Ivan Marrocos e na Praça Aluísio Ferreira, com direito a ensaio do bloco Galo da Meia Noite.

 

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Marcos Freire
Fonte: Decom





FÃ CLUBE

Área do site reservada aos fãs da Rádio Onda Sul FM 94,9. Se você ainda não se cadastrou Clique Aqui para solicitar sua carteirinha gratuitamente, para participar das promoções exclusivas que só os fãs da Rádio Onda Sul FM têm.

CONTATO

(69) 3321-1130 Avenida Rio de Janeiro, 3986 - Setor 19 Vilhena RO
Billtech Engenharia de Sistema
Desenvolvido por Billtech, Buscazip & Guiaking © 2013 - 2020 Todos os direitos reservados