Caminhada, palestras e atendimento médico marcam ações do Novembro Azul

NO AR

A HORA DO MUÇÃO com Mução

TOP 5

1

A Vida É Um Rio

Raffa Torres
2

Asas

Luan Santana
3

A Gente Fez Amor

Gusttavo Lima
4

Com Ou Sem Mim

Gustavo Mioto
5

Pisadinha

Diego e Victor Hugo – part. Raí Saia Rodada

ENQUETE

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE OUVIR NA ONDA SUL?

FACEBOOK

TEMPO VILHENA

 


Data: 19 de Novembro de 2014

Caminhada, palestras e atendimento médico marcam ações do Novembro Azul

 

 Mesmo com tempo nublado, e ameaça de chuva, diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde-Semus realizaram na manhã da segunda-feira, 17, a Caminhada Azul, ação referente ao mês Novembro Azul mês com ênfase ao combate ao câncer de próstata.

Esse ano a Semus mobiliza a semana de 17 a 21 de novembro com objetivo de chamar atenção dos homens a realização de exames preventivos. A Caminhada Azul realizada pela Secretaria de Saúde, teve apoio dos médicos urologista Nilton Migiyama e de diversas entidades e órgãos como OAB, Rotary Club, Ministério Público, Laboratório Oswaldo Cruz, Biocal, Pato Branco, Mega Imagem, Gráfica Expressa e outros.

As atividades continuaram no período da noite na Policlínica João Luiz, homens de todas as idades compareceram na unidade atrás de informações e cuidados com a saúde. Alguns tímidos, desconfiados, uns foram sozinhos, outros acompanhados pela companheira e outros foram levados pelos filhos.

 “Não importa a motivação que os levaram a unidade, o mais importante é perceber que os homens começaram a entender a importância de realizar exames preventivos anualmente. Estamos felizes em ver tantos homens recebendo orientações através das palestras realizadas pelo médico André Monteiro e Nilton Migiyama”, destacou Clair Cunha, secretário adjunto.

O Secretário de saúde, Vivaldo Carneiro que está em Brasília, destacou que o dia 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao câncer de próstata, data propicia para realização da caminhada azul, “Queremos como Secretaria de Saúde promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para realização de exames preventivos. O pré- conceito atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, é um tema que ainda enfrenta muitas barreiras. Queremos que os homens cuidem mais da saúde, fazendo exames de rotina, não apenas no período do Novembro Azul, mais durante todo ano”.

Além da caminhada azul no dia 17 tivemos a partir das 18h exclusivamente para os homens palestras e orientações sobre a saúde do homem, atendimento médicos urologista, cardiologista, endocrinologista, três clínicos gerais, ortopedista, e coleta de  amostras para PSA,na Policlínica João Luiz ( Centro).

18 a 21 Novembro - atendimento

De 18 a 21 de novembro na Policlínica João Luiz da Silva haverá atendimento com urologista da 7h30mim às 9h e serão apenas 10 vagas por dia. Os homens na faixa etária de 45 a 50 anos em diante interessados no atendimento devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e passar pelo clínico geral para avaliação e encaminhamento. Em todas as Unidades Básicas de saúde a partir do dia 17 haverá palestras de conscientização para os homens.

As coletas de amostra para realização do exame de PSA estarão sendo realizadas em qualquer um dos três postos de coleta (Cristo Rei, Leonardo, Policlínica João Luiz), no período das 7h até 11h, (somente esse exame no mês de novembro, a recomendação medica é não fazer esforço físico e não manter relação sexual pelo menos dois dias antes do exame PSA).

Lembrando que para realização da coleta de PSA os pacientes deverão estar em mãos com pedido médico para realização desse exame.

 

Fonte: Semcom





FÃ CLUBE

Área do site reservada aos fãs da Rádio Onda Sul FM 94,9. Se você ainda não se cadastrou Clique Aqui para solicitar sua carteirinha gratuitamente, para participar das promoções exclusivas que só os fãs da Rádio Onda Sul FM têm.

CONTATO

(69) 3321-1130 Avenida Rio de Janeiro, 3986 - Setor 19 Vilhena RO
Billtech Engenharia de Sistema
Desenvolvido por Billtech, Buscazip & Guiaking © 2013 - 2020 Todos os direitos reservados