Pagamento de dívidas acumula queda de 3,1% no ano

NO AR

SUPER MANHÃ 94 com Cléo Louzada

TOP 5

1

BEBI MINHA BICICLETA

ZE NETO & CRISTIANO
2

AÍ EU BEBO

MAIARA E MARAISA
3

RELOGIO PARADO

DIEGO & ARNALDO
4

LIBERDADE PROVISORIA

HENRIQUE & JULIANO
5

AUDIO

DIEGO & VICTOR HUGO

ENQUETE

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE OUVIR NA ONDA SUL?

FACEBOOK

TEMPO VILHENA

 


Data: 12 de Dezembro de 2014

Pagamento de dívidas acumula queda de 3,1% no ano

ACIV espera reverte a situação no mês de dezembro, época propícia para receber dívidas antigas.

O pagamento de dívidas dos consumidores em todo o país – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou queda de 3,1% no acumulado do ano (jan/14 a nov/14), em comparação ao mesmo período de 2013, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado dos últimos 12 meses (dez/13 a nov/14 contra dez/12 a nov/13) a recuperação de crédito recuou 2,7%, e na comparação interanual (nov/14 contra nov/13) a queda foi de 4,5%.

A expectativa de queda no pagamento de dívidas, anunciada desde o fim do ano de 2013, vem se consolidando nas últimas aferições. Alguns fatores têm sido preponderantes para este desempenho do indicador, tais como o desaquecimento no mercado de trabalho, o aperto no ritmo de crescimento da concessão de crédito, entre outros. Sendo assim, a Boa Vista SCPC espera que o Indicador de Recuperação de Crédito encerre o ano com queda em trono de 3,3%.

Na comparação mensal (nov/14 contra out/14), a recuperação de crédito do consumidor cresceu 10,7% no Sul, 10% no Nordeste, 9,2% no Centro-Oeste, 4,5% no Sudeste e 5,0% na região Norte. Analisando o varejo isoladamente, houve queda de 2,3% na comparação mensal (nov/14 contra out/14). Com exceção da região Centro-Oeste, que obteve alta de 1,5%, todas as regiões apresentaram retração: -5,7% no Nordeste; -4,3% no Norte; -3,6% no Sul e -1,2% no Sudeste.

Para o presidente da ACIV (Associação Comercial e Empresarial de Vilhena), advogado Josemário Secco, apesar das estatísticas desfavoráveis, o período é propício para receber dívidas antigas. Historicamente, dezembro é o mês com o maior número de baixas no banco de dados de inadimplentes do SCPC. “Isso ocorre porque muitas pessoas aproveitam o recebimento do 13º para quitar dívidas e limpar seus nomes no SCPC, a fim de se habilitarem para novas compras à prazo”, explica.

Mas, sobretudo, deve ser um momento de cautela, pois o crédito concedido sem os cuidados necessários podem se converter em problemas no futuro. “O final do ano é a época de compras, muitas feitas sem planejamento e por impulso, e geralmente a prazo. Quando chega a hora de pagar a fatura e o consumidor não consegue, seu nome é incluído nos cadastros de inadimplentes”, conta Josemário Secco.

Para o presidente da ACIV é hora do comerciante aproveitar o período para receber as dívidas e se precaver de outras. “Ao utilizar o SCPC o empresário tem essas duas possibilidades. Ao incluir o nome do cliente no cadastro de inadimplente, você estimula o devedor a tentar quitar a dívida, pois ninguém gosta de ter o nome sujo no comércio. Já quando você consulta o cliente no SCPC e ele aparece como inadimplente e o crédito não lhe é concedido, você além de forçá-lo a pagar a divida anterior, também se livra de um problema futuro. Pois se o cliente já está devendo na praça como irá pagar novas dividas?”, argumenta.

O presidente da ACIV explica que a intensão da associação não é estimular uma inclusão em massa de clientes no SCPC, mas utilizar, dentro das possibilidades legais, a ferramenta como aliada no combate a inadimplência, que se configura num dos maiores problemas enfrentados pelos comerciantes.

 

 

Fonte: ACIV

Por: José Antonio Sant'Ana

Jornalista profissional

 

 





FÃ CLUBE

Área do site reservada aos fãs da Rádio Onda Sul FM 94,9. Se você ainda não se cadastrou Clique Aqui para solicitar sua carteirinha gratuitamente, para participar das promoções exclusivas que só os fãs da Rádio Onda Sul FM têm.

CONTATO

(69) 3321-1130 Avenida Rio de Janeiro, 3986 - Setor 19 Vilhena RO
Softwei Engenharia de Sistema
Desenvolvido por Billtech, Buscazip & Guiaking © 2013 - 2020 Todos os direitos reservados