Dr. Neidson destaca campanha de conscientização Novembro Azul

NO AR

CABA NÃO MUNDÃO com Hailton Freitas

TOP 5

1

A Gente Fez Amor

Gusttavo Lima
2

Com Ou Sem Mim

Gustavo Mioto
3

Graveto

Marília Mendonça
4

Liberdade Provisória

Henrique e Juliano
5

Água Com Açúcar

Luan Santana

ENQUETE

O QUE VOCÊ GOSTARIA DE OUVIR NA ONDA SUL?

FACEBOOK

TEMPO VILHENA

 


Data: 01 de Novembro de 2017

Dr. Neidson destaca campanha de conscientização Novembro Azul

Parlamentar alerta para importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata...

Na sessão ordinária desta quarta-feira (1), o deputado Dr. Neidson (PMN) destacou o Novembro Azul, importante campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O parlamentar, que é médico, ressaltou a importância de se disseminar a campanha em todo Estado, uma vez que, segundo ele, a conscientização de homens e mulheres pode colaborar com a redução do receio e do preconceito existente em relação aos exames de diagnóstico.

Segundo Dr. Neidson, com base no Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é um tumor que acomete principalmente homens acima de 50 anos e é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Já no mundo, é o sexto tipo mais comum, totalizando 10% do total de cânceres.

O deputado explicou que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, onde é produzida e armazenada grande parte do líquido seminal e que, com o passar dos anos, pode aumentar de tamanho. Ela fica localizada abaixo da bexiga e envolve também a uretra. Idade avançada, histórico da doença em membros da família e hábitos alimentares inadequados são alguns dos fatores que podem colocar os homens em risco de desenvolver a doença.

“Vale lembrar que a maioria desses tumores, além de crescerem lentamente, não apresentam sintomas. Trata-se de uma doença silenciosa e seus sintomas são muito parecidos com os sintomas de um tumor benigno da próstata, por isso a importância dos exames para o diagnóstico precoce”, ressaltou.

Dr. Neidson destacou que o diagnóstico do câncer de próstata pode ser dado de duas formas, exame físico, que é o toque retal, e exame laboratorial, onde é medida a dosagem de PSA no sangue.

“Se houver alteração no tamanho da glândula ou o PSA estiver elevado, o paciente será submetido a uma biópsia que vai verificar a presença de um tumor e se ele é maligno. Os dois exames são importantes no diagnóstico uma vez que, em alguns casos, o PSA de um paciente com câncer de próstata pode está normal”, alertou o deputado. 

O parlamentar afirmou que diagnosticado no início, o câncer de próstata tem de 70% a 80% de chances de cura. 

“Por isso é muito importante que os homens façam o rastreamento da doença a partir dos 40 anos de idade, se houver casos na família, ou a partir dos 45 anos, se não houver. O ditando é antigo, mas é muito verdadeiro e pertinente para o Novembro Azul, prevenir é melhor do que remediar. Cuide-se”, concluiu Dr. Neidson.

 

ALE/RO - DECOM





FÃ CLUBE

Área do site reservada aos fãs da Rádio Onda Sul FM 94,9. Se você ainda não se cadastrou Clique Aqui para solicitar sua carteirinha gratuitamente, para participar das promoções exclusivas que só os fãs da Rádio Onda Sul FM têm.

CONTATO

(69) 3321-1130 Avenida Rio de Janeiro, 3986 - Setor 19 Vilhena RO
Softwei Engenharia de Sistema
Desenvolvido por Billtech, Buscazip & Guiaking © 2013 - 2020 Todos os direitos reservados